Na sequência de uma declaração abordando o estado complicado de Cyberpunk 2077 no Xbox One e PlayStation 4, a CD Projekt realizou ontem uma reunião de diretoria para discutir os problemas de lançamento do jogo, revelando um pouco mais sobre o processo de desenvolvimento imediatamente antes do lançamento da obra. .
A chamada começou com uma declaração do presidente da CD Projekt, Adam Kiciński, na qual ele reafirmou o compromisso da empresa em consertar o Cyberpunk nos consoles da geração passada com um patch nos próximos sete dias, com novas grandes atualizações em janeiro e fevereiro. “Faremos todo o possível para provar que respeitamos os nossos valores”, disse Kiciński. “Esperamos sinceramente que nossos esforços nos permitam reconquistar a confiança que perdemos.”
A declaração de abertura também abordou porque o jogo foi lançado cheio de problemas nos consoles da geração passada.
“Depois de três atrasos, nós, como conselho de administração, estávamos muito focados em lançar o jogo. Subestimamos a escala e a complexidade das questões, ignoramos os sinais sobre a necessidade de mais tempo para refinar o jogo nos consoles da geração passada. Foi a abordagem errada e contra a nossa filosofia de negócios. Além disso, durante a campanha, mostramos o jogo principalmente em PCs. Isso causou a perda de confiança dos jogadores e a reputação que construímos em grande parte do nossas vidas.”
Estranhamente, essa explicação parecia conflitar com os comentários do vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios Michał Nowakowski mais tarde na chamada, que disse que o foco na versão para PC sobre os consoles de última geração foi uma causa – mas que a pressão para lançar o jogo no prazo não foi um fator significativo.
“Eu não diria que sentimos qualquer pressão externa ou interna para o lançamento na data determinada, a não ser uma pressão normal, que normalmente, você sabe, coincide com qualquer lançamento… mas essa não foi a causa.”
Kiciński também sugeriu que a pandemia Covid-19 prejudicou o desenvolvimento do jogo, já que enquanto os testadores internos podiam continuar trabalhando em casa, os testadores externos tinham que usar centros de teste e não podiam trabalhar a menos que estivessem lá. “Tivemos uma diminuição no número de testadores, mas eu não apontaria isso como uma grande fonte de problemas”, acrescentou.
Respondendo a uma pergunta sobre por que a CD Projekt não havia mostrado imagens do jogo rodando em consoles de última geração, o cofundador e CEO conjunto Marcin Iwiński explicou que a CD Projekt estava “atualizando o jogo nos consoles de última geração até o último minuto e pensamos que ia tudo ficar pronto na hora certa”.
“Infelizmente, isso resultou em entregá-lo aos veículos de comunicação apenas um dia antes do lançamento. E isso definitivamente era tarde demais. Não demos a chance para a mídia revisá-lo adequadamente… não era essa a intenção, estávamos apenas consertando o jogo até o último momento. “
Quando questionado por que o fraco desempenho do jogo em consoles de última geração não foi sinalizado durante os processos de certificação da Sony e da Microsoft, parece que a CD Projekt acreditava que teria esses problemas corrigidos no lançamento, com Nowakowski dizendo que a falha estava “definitivamente do nosso lado” em vez de uma falha das plataformas de terceiros.
“Só posso supor que eles estavam contando que íamos consertar as coisas após o lançamento”, disse ele. “Obviamente, isso não aconteceu exatamente como planejamos.”
Então, como será o jogo depois de todos esses patches e atualizações para consoles de última geração? Nowakowski disse que os jogadores podem esperar que ele funcione sem travamentos, que os principais bugs serão eliminados e que será possível esperar melhorias no desempenho e na fidelidade gráfica. A CD Projekt reiterou que não dá para esperar que o jogo funcione na geração passada com a mesma performance que no PC ou na nova geração, mas que “será um jogo bom, jogável e estável, sem falhas e travamentos”. A CD Projekt também considera problemas como comportamento de NPCs e IA como estando dentro da categoria geral de bugs, o que sugere que essas áreas também verão melhorias.